.(51) 3339-6860 Atendimento Online IEAPOM CHAT

0 - R$ 0,00
IEAPOM
Dicas para o profissional de Odontopediatria.
IEAPOM

Dicas para o profissional de Odontopediatria.

Odontopediatria é uma especialização da Odontologia que cuida da saúde bucal de crianças, desde o nascimento até a adolescência. 

Cuidar da saúde bucal de crianças não é uma tarefa fácil. O profissional que opta por este segmento deve ter em mente que o trabalho requer muita paciência, carinho e ludicidade, afinal, o consultório do dentista é um ambiente novo, e por vezes, assustador para a maior parte das crianças, ainda mais se elas já passaram por alguma situação de dor ou desconforto anteriormente. 

A partir dos 6 meses de idade (período de surgimento dos primeiros dentes) a criança já pode ser levada ao consultório odontológico, pois é importante começar a prevenir nesta fase a saúde bucal do bebê para que ele não corra riscos de desenvolver cáries futuramente.

A educação gera prevenção, por isso, você que quer ser especialista em odontopediatria deve orientar os pais sobre a atenção ao cuidado com a saúde bucal das crianças. Pais e profissionais da saúde necessitam trocar saberes e conhecimentos para a prevenção não só da cárie dentária nos bebês e crianças, como evitar doenças mais graves na adolescência.

O começo das idas ao dentista deve ser trabalhado pelo profissional para que seja o melhor possível, pois a criança pode desenvolver medo e insegurança. O profissional pode fazer uso de fantoches, balões, brinquedos e etc. Tudo pensado no bem-estar da criança, para que a consulta seja algo divertida para a mesma.